Atitude LGBT Social

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Estudos sobre a homossexualidade na adolescência




Nesta seção, discutiremos a construção discursiva da sexualidade (homoerótica) e do gênero (masculino) na adolescência. Aquela se inicia nos primeiros anos de vida, por isso, antes de tratarmos da adolescência, faremos uma breve discussão teórica sobre a infância. Geralmente, a orientação sexual, o sexo pelo qual sentiremos amor e desejo, manifesta-se durante a infância, e a identidade sexual (assumir uma orientação, no caso desta pesquisa, a homoerótica) inicia-se antes da adolescência e passa a ser construída e tomar forma a partir da adolescência até a fase adulta.
Antes da homossexualidade* se desenvolver, a criança começa a ter a consciência do gênero desde os dois anos, quando vê que pertence a um sexo e não a outro e, conseqüentemente, isso traz uma série de condutas. A partir dos três anos, a criança já se identifica como menino ou menina; pode acontecer de um menino se sentir mais identificado com as meninas e desenvolver as condutas e preferências que são associados somente ao sexo oposto, como brincar de boneca (Castañeda, 2007).
Muitos sujeitos homoeroticamente inclinados contam que se identificaram muito cedo com o sexo oposto, como relata Green (1985, p. 339): “Todos os homossexuais que atendi contaram que se sentiam diferentes de seus pares a partir dos três anos de idade. Descreveram que eram mais sensíveis e mais chorões e por serem diferentes se sentiam estranhos.”
De acordo com Castañeda (2007), no final da infância e início da puberdade, momento em que começa a se definir a orientação sexual, os pré-adolescentes são bombardeados, na socialização formal e informal, com imagens e mensagens do casal heterossexual. O menino e a menina com desejos afetivo-sexuais predominantemente voltados para o mesmo sexo biológico sentem-se perdidos e oprimidos neste mundo que rotula sentimentos mais íntimos e profundos com palavras insultuosas: descaração, sem-vergonhice ou pouca vergonha, frescura, pecado mortal, dentre outras.
*O termo homossexual será usado quando abordarmos os autores que adotam este termo em suas pesquisas.
Izaac Azevedo dos Santos
Mestre em Letras pela PUC-Rio
Caro leitor,
Deixe suas dúvidas e comentários que responderei.
Abraços!
Izaac Azevedo
e-mail: izaac.azevedo@gmail.com
MSN: newton.chris@hotmail.com
  FONTE:http://www.gay1.com.br/2010/10/estudos-sobre-homossexualidade-na.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário