Atitude LGBT Social

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Exposição e lançamento do livro A Diversidade Revelada

O Grupo Pela Vidda/SP, o Centro de Referência da Diversidade e a Coordenação Estadual DST/Aids-SP têm a satisfação de convidar para o lançamento da publicação e exposição fotográfica A DIVERSIDADE REVELADA, no próximo dia 22 de novembro, segunda-feira, às 19 horas, na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP).
A proposta desta publicação e da exposição fotográfica é mostrar histórias de travestis e transexuais, apontar as barreiras que dificultam o acesso desta população à educação e saúde, revelar seus desejos e sonhos.
A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: Um olhar sobre seios, nádegas e sorrisos na noite da cidade
Buscar traços e cores que combinem silhuetas de corpos com as luzes multicoloridas das ruas e a lanterna vermelha dos carros é um desafio para qualquer olhar, mesmo para o fotógrafo mais experiente. Especialmente quando não se pode contar com a ajuda do flash e o “voyeur” não pode se revelar, sob o risco de agressões. Foi assim o trabalho do fotógrafo Osmar Bustos, acostumado a fixar personagens relacionados às políticas de saúde.
Convidado a registrar o universo de travestis e transexuais, ele partiu para a noite com a mesma disposição que revela nos seus cliques institucionais. Conta que descobriu um universo rico e cheio de surpresas, de festa e de perigo. De mulheres prostitutas e travestis que procuravam exibir todas as suas formas, combinando sorrisos com bumbuns e seios ampliados. Há também espaços escuros reservados aos michês e sua clientela escondida, onde levantar a câmara significava risco de agressão.
Na maioria das vezes, Osmar saia em companhia do Grupo Pela Vidda/SP, nos percursos noturnos distribuindo camisinhas, gel e informações. Outras vezes, arriscava-se por conta própria. Agora, parte do seu trabalho pode ser visto no livro “Diversidade Revelada”. Outra parte na exposição que acompanha o lançamento da edição.
A PUBLICAÇÃO: Um livro sobre a importância de manter as portas abertas
A idéia do livro nasceu dos resultados surpreendentes do Centro de Referência da Diversidade. Há mais de 20 anos o Grupo Pela Vidda/SP vem trabalhando na região central da cidade, de olhos atentos para a população LGBT e para os grupos mais vulneráveis que circulam nessa área. Por mais que fizesse, um número grande de pessoas passava pelas ruas sem um lugar para entrar. Foi assim que nasceu o CRD, em março de 2008, uma porta na calçada da rua Major Sertório onde as pessoas pudessem entrar – sem responder a perguntas, mostrar papéis, nem pedir absolutamente nada. Apenas entrar e se recostar no sofá, dormir, se quisesse, até o momento em que desejasse conversar ou ir embora. A porta aberta do CRD se mostrou o mais acolhedor e efetivo dos serviços para dependentes, gays, travestis, transexuais, lésbicas e michês em situação de rua..org.br.

SERVIÇO: Exposição e lançamento do livro A Diversidade Revelada
Data: 22 de novembro de 2010, segunda-feira, às 19 h       
Local: Casa das Rosas (Av. Paulista, 37)        
Informações e confirmação de presença:    
CRD-Grupo Pela Vidda/SP: (11) 3151-5786 e (11) 3258-7729 - gpvsp@uol.com.br
CRT DST-Aids-SP: (11) 5087-9835 - imprensa@crt.saude.sp.gov.br
http://www.eloslgbt.org.br/2010/11/exposicao-e-lancamento-do-livro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário