Atitude LGBT Social

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Menino de 13 anos tenta suicídio após ser vítima de bullying em colégio

Menino de 13 anos tenta suicídio após ser vítima de bullying em colégio


RIO - A Secretaria municipal de Educação determinou que a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) verifique uma denúncia de bullying contra um menino de 13 anos, que teria tentado o suicídio na sexta-feira passada depois de ser agredido por colegas dentro da sala de aula, na Escola Municipal Rondon, em Realengo. O caso ocorreu no mesmo bairro da Tasso da Silveira, instituição onde 12 estudante foram assassinados pelo atirador Wellington Menezes de Oliveira, há um mês .
A vítima desta vez estaria sendo alvo de deboche há meses e, depois de ser agredido, saiu mais cedo do colégio, foi para a casa e tomou vários remédios controlados usados pela avó. O garoto teve parada cardíaca e está internado num hospital particular na Zona Oeste. Segundo a secretaria, se a CRE apurar que o aluno foi vítima de bullying no interior da unidade escolar, será aberta sindicância para apurar os fatos.
O menino estudava na Rondon há dois anos e seria um bom aluno, com rendimento acima da média, o que lhe rendeu apelidos como "CDF" e "mariquinha". Desde o fim do ano passado ele vinha sofrendo agressões verbais e a família já teria pedido a troca de turma, o que não foi atendido. Na sexta-feira passada, os colegas teriam extrapolado, a ponto de deixar o estudante com a blusa rasgada. Envergonhado, ele saiu mais cedo da escola e, segundo parentes, passou pelo portão da unidade sem ser abordado por funcionários.
A avó e o pai do menino não estavam em casa quando ele chegou. Sozinho, tentou pôr fim a própria vida, ingerindo uma grande quantidade de comprimidos. Os familiares encontraram o estudante desacordado e o levaram para o hospital, em estado em grave. Depois de passar alguns dias no CTI, ele agora se recupera num quarto, mas seu estado emocional ainda preocupa.
A secretaria de Educação informou que colocará a equipe Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas Municipais (Proinap), composta por psicólogos e assistentes sociais, para acompanhar o aluno. Em nota, a secretaria disse que em abril do ano passado lançou o Regimento Escolar Básico para as escolas da rede pública municipal. Entre outras medidas de caráter pedagógico e disciplinar para os alunos, o regimento proíbe a prática do bullying. As punições vão da advertência ao encaminhamento dos casos mais graves aos conselhos tutelares. A SME informa, ainda, que está implantando o programa de Justiça Restaurativa, com mediação de conflito, nas 151 unidades do Escolas do Amanhã, localizadas em áreas conflagradas da cidade.
Segundo a nota, todas as escolas são orientadas a trabalhar a questão com os alunos de forma interdisciplinar e professores e diretores têm sido capacitados para tratar do tema, em ações promovidas pelo Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares. A Secretaria ressalta que a prática do bullying não será permitida nas escolas da prefeitura.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/05/10/menino-de-13-anos-tenta-suicidio-apos-ser-vitima-de-bullying-em-colegio-924430831.asp#ixzz1M2pMxhiG
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário