Atitude LGBT Social

sexta-feira, 6 de maio de 2011

  Principais jornais e TV do Brasil e do mundo repercutem decisão favorável do Supremo sobre união gay
Manchetes dos jornais desta sexta são unânimes: todos escrevem sobre reconhecimento da união gay
Na noite de quinta-feira, logo depois do Supremo votar por unanimidade a ação do governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral que reconhece a união homoafetiva no Brasil, os telejornais da noite divulgaram amplamente o fato. Jornal Nacional e Jornal da Globo, Jornal da Record, Jornal da Band e do SBT, todos deram com destaque a decisão do Supremo. Os principais jornais desta sexta-feira foram unânimes em suas chamadas principais: todas sobre a decisão do Supremo (veja abaixo).

Na mídia internacional, o assuntyo também rendeu: de ontem a noite até a manhã desta sexta-feira, eram 248 notícias veiculadas por agências, jornais e sites internacionais, a maioria seguindo material da Reuters, que destacou o fato de o Supremo votar por unanimidade o direito à união estável e também da discordância dos setores religiosos sobre os direitos da população LGBT no país.

Folha de São Paulo -  Brasil aprova união estável gay
“O Supremo Tribunal Federal decidiu, em um julgamento histórico, que casais homossexuais formam uma família com os mesmos direitos e deveres que os casais heterossexuais. O placar foi unânime, 10 a 0. A decisão dá a casais gays segurança jurídica em relação a benefícios como pensão, herança e compartilhamento de plano de saúde, além de facilitar a adoção.”

O Globo - Após vitória no STF, comunidade gay cobra criminalização da homofobia
Para especialistas, decisão de reconhecer união estável pode acelerar tramitação no Congresso do projeto que pune ofensas a homossexuais.

Correio Braziliense - STF legitima direitos dos casais gays
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a união estável entre os homossexuais. Até que o Congresso Nacional aprove uma lei específica, todas as questões judiciais sobre o tema deverão ser interpretadas com base na decisão tomada ontem pela principal Corte do país. Na prática, os ministros estenderam aos relacionamentos homoafetivos as mesmas garantias que uma união heterossexual tem, como os direitos previdenciários, a partilha de bens e heranças, a declaração conjunta de Imposto de Renda e até a adoção de filhos. "Hoje (ontem), o povo brasileiro vence a guerra mundial contra o preconceito", disse o ministro Marco Aurélio Mello. Segundo o Censo de 2010, o Brasil tem atualmente 60 mil casais gays.

Jornal da Tarde - TF reconhece união estável de casais gays
Em decisão histórica e por unanimidade, ministros do Supremo Tribunal Federal reconheceram que casais do mesmo sexo terão os mesmos direitos que uniões heterossexuais. Igreja Católica e jurista contestam decisão.

Estadão - STF reconhece união homoafetiva por unanimidade
Casamento civil entre pessoas do mesmo sexo será permitido; gays poderão adotar filhos e registrá-los


 http://mixbrasil.uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário