Atitude LGBT Social

domingo, 24 de junho de 2012

OS CRIMES DE HOMOFOBIA NO BRASIL.

De acordo com o professor e doutor em antropologia Luiz Mott toda violência dirigida a gays, lésbicas, travestis e transexuais encontra-se permeada pela homofobia individual, cultural e institucional.

Argumenta-se com freqüência que nem todo crime contra homossexuais é um crime de ‘’homofobia’’, considerando que há ocasiões onde o elemento desencadeador da violência parece ser de origem passional (crimes provocados por parceiros/amantes ou namorados), ou surge do desejo de roubar (latrocínios) ou está vinculado ao acerto de contas (cobrança de dívidas), etc.

Mott afirma que a homofobia individual, cultural e institucional está presente em todas estas situações.

Quando um gay é espancado ou morto pelo parceiro, por exemplo, existe geralmente a motivação da homofobia internalizada atuando no psiquismo do agressor; com efeito, a extrema ferocidade dos crimes contra homossexuais (pauladas, facadas, garroteamentos, tortura, castração, mutilação) indicam um ódio profundo e a incapacidade de lidar com a própria sexualidade.

A homofobia cultural aparece nas atitudes sociais negativas para com o indivíduo homossexual provenientes do machismo, criando a atmosfera de exclusão, marginalidade e estereótipos de fragilidade que propiciam o latrocínio, a agressão, a injúria e os crimes passionais.

A homofobia institucional pode ser vislumbrada na impunidade, no desinteresse em investigar os crimes, na recusa em atender as vítimas de violência nas delegacias, na omissão do legislativo em aprovar leis que criminalizam a homofobia.

Portanto, todo crime cometido contra LGBTs tem motivação homofóbica, seja em âmbito individual, cultural ou institucional, não raro de modo inter-relacionado.

(walter silva)
http://homofobiamata.wordpress.com/quem-somos-3/146-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário