Atitude LGBT Social

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A relação e o convívio do adolescente homoerótico com os outros – Parte III – Os amigos

O encontro dos iguais no mundo dos diferentes é o que caracteriza a formação dos grupos de adolescentes, que se tornarão lugar de livre expressão e de reestruturação da personalidade, ainda que essa fique por algum tempo sendo coletiva (Castañeda, 2007).

Quando o adolescente homossexual encontra outros adolescentes ou adultos homossexuais para efetivarem amizades, torna-se saudável, pois assumir-se para estes amigos ajuda-o a superar as dificuldades e transtornos causados pela estigmatização e rejeição por parte dos colegas ou da família e atenua a sensação de isolamento cognitivo e social (Castañeda, 2007).

Na adolescência, a relação do homossexual com os seus colegas e amigos intensifica-se primeiramente na escola, por ser, em geral, a primeira instituição com que a criança tem contato fora da família.  Assim, nesta instituição, são firmados vínculos com outros adolescentes que se identificam com ele; com freqüência esta identificação ocorre mais com meninas (Castañeda, 2007).

Os meninos trazem consigo significados construídos previamente que são baseados na hegemonia do masculino. Então, afastam-se do sujeito homossexual porque há uma vinculação natural do masculino com o heterossexual, conduzindo à produção de homens hegemonicamente masculinos e heterossexuais. Algumas vezes, essa produção traz atitudes preconceituosas e gera violência contra o grupo considerado inaceitável pela sociedade.

O adolescente buscará as identificações para formar um grupo e fazer parte dele, onde poderá dividir e compartilhar idéias, angústias, havendo certa uniformidade de ações, hábitos e comportamentos das pessoas que nele estarão dividindo o espaço privilegiado (Castañeda, idem).


Izaac Azevedo dos Santos
Mestre em Letras pela PUC-Rio
Caro leitor,
Deixe suas dúvidas e comentários que responderei.
Abraços!
Izaac Azevedo
e-mail: izaac.azevedo@gmail.com
MSN: newton.chris@hotmail.com

Referências Bibliográficas
CASTAÑEDA, Marina. A experiência homossexual. São Paulo: A Girafa, 2007.
CONNEL, Robert. Masculinities. Cambridge: Polity Press, 1995.
ISAY, Richard A. Tornar-se gay: o caminho da auto-aceitação. São Paulo: Summus, 1998.
MOTT, L. Os homossexuais: as vítimas principais da violência. In: VELHO, G.; ALVITO, M. Cidadania e violência. Rio de Janeiro. Ed. UFRJ.1996.
MUCCI, L. I. Homoerotismo. E-Dicionário de Termos Literários, coord. de Carlos Ceia, ISBN: 989-20-0088-9, http://www.fcsh.unl.pt/edtl acesso em set. 2007.


Texto extraído da dissertação de Mestrado: SANTOS, Izaac Azevedo dos. Narrativas de um adolescente homoerótico: conflitos do ‘eu’ na rede de relações sociais da infância à adolescência. Rio de Janeiro, 2008. Dissertação de Mestrado – Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Texto completo na internet: http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0610578_08_Indice.html
Fonte;Gay1

Nenhum comentário:

Postar um comentário