Atitude LGBT Social

domingo, 6 de março de 2011

Ministro Padilha reforça campanha de prevenção à aids no carnaval de Salvador


Neste ano, serão veiculados filmes incentivando o uso do preservativo e, após o carnaval, as peças vão reforçar a importância de fazer o teste HIV
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visita Salvador no domingo de carnaval (6/03) para alertar os foliões sobre a importância do uso do preservativo e do diagnóstico precoce de aids, DST e hepatites. Em 2001, a campanha do Ministério da Saúde de prevenção a essas doenças é voltada para jovens mulheres de 15 a 24 anos. A ideia é que elas possam incentivar o parceiro a usar o preservativo nas relações e sensibilizar a geração atual a se cuidar e fazer sexo protegido.

“A campanha destaca a participação das jovens na negociação do uso do preservativo com seus parceiros, demonstrando que a camisinha pode ser um aliado da relação”, destaca Alexandre Padilha. Ele lembra que o Dia Internacinal da Mulher é comemorado na terça-feira de carnaval (8/03). “Um momento importante para ressaltarmos o papel da mulher também no cuidado à saúde.”

A camisinha previne não só a aids, mas todas as doenças sexualmente transmissíveis e hepatites. O Ministério da Saúde destinou à Bahia 3 milhões de camisinhas para distribuição gratuita em janeiro, fevereiro e carnaval.

DIAGNÓSTICO – Neste carnaval, o Ministério da Saúde também alerta para a importância fazer o teste de HIV e o diagnóstico precoce da doença. O exame pode ser feito 30 dias após o período da relação sexual desprotegida, nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Bahia possui 26 centros – veja lista nacional no link http://www.aids.gov.br/pagina/servicos-de-saude.

Antes e depois do teste, a pessoa passa por aconselhamento, com o objetivo de facilitar a interpretação do resultado. Se o resultado for positivo, poderá fazer acompanhamento nos serviços de saúde e começar o tratamento no momento adequado.

PUBLICIDADE – Para reforçar tanto o uso da camisinha quanto o diagnóstico precoce a partir do teste HIV, a campanha de prevenção deste ano vai ser dividida em três filmes. O primeiro começou a ser transmitido na TV e internet no dia 24 de fevereiro e ficará no ar até o fim do carnaval (8/03). Neste vídeo, um grupo de amigas lembra a importância de ter a camisinha. Durante o carnaval, em um segundo vídeo, elas vão reforçar também o uso do preservativo na hora da relação.

O terceiro filme, que será transmitido entre os dias 9 e 20 de março, logo após o carnaval, o mesmo grupo de meninas se encontra depois da folia e orienta quem fez sexo desprotegido a realizar o teste de aids. O ritmo do cantor pernambucano Reginho, autor da música “Minha Mulher Não Deixa Não”, embala os jingles da campanha do Ministério este ano. As peças da campanha estão disponíveis no link www.aids.gov.br/campanha/carnaval-2011.

PREVENÇÃO – Além do reforço realizado na campanha do carnaval, o Ministério da Saúde mantém ações de prevenção a aids, DST e hepatites durante todo o ano. Uma delas é o programa Saúde e Prevenção nas Escolas, realizado em parceria com o Ministério da Educação e que também é voltado ao público jovem – alunos do ensino fundamental e médio. Mais 66 mil instituições participam da iniciativa em todo o Brasil. O objetivo do programa é discutir questões relacionadas à educação sexual com a participação de toda a comunidade escolar (pais, professores, alunos).

Bahia registrou 17.886 casos de aids desde o início da década de 1980 até junho de 2010. Nesse período, 6.425 pessoas morreram por causa da doença. Os números reforçam a importância das atividades de prevenção e do diagnóstico precoce, que podem garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas infectadas.

Mais informações
Atendimento à imprensa
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Tel: (61) 3306 7051/ 7024/ 7010/ 7016
Cel: (61) 9221-2546
Site: www.aids.gov.br E-mail: imprensa@aids.gov.br
Saiba onde você pode fazer o teste de HIV aqui:
http://www.aids.gov.br/pagina/servicos-de-saude Visite também:
www.aids.gov.br/fiquesabendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário