Atitude LGBT Social

terça-feira, 24 de maio de 2011


Governo do Estado inaugura Centro de Referência LGBT


O Governo do Estado inaugura nesta quarta-feira (25) o Centro de Referência dos Direitos LGBT e Combate à Homofobia. O evento ocorre às 18h na Praça Dom Adauto, no centro de João Pessoa. O Centro de Referência é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no âmbito do Programa Garantia e Acesso a Direitos.
O local é destinado às lésbicas, gays, travestis, transexuais e intersex, que tiveram os direitos violados, foram vítimas de discriminação, preconceito e intolerância pela orientação sexual e identidade de gênero.
No Centro será oferecido, além de atendimento, orientação psicossocial e jurídica. A equipe é formada por uma advogada, uma psicóloga, uma assistente social, além de duas agentes de direitos humanos. Além de promover seminários, o Centro de Referência vai oferecer cursos de capacitação e ações itinerantes de promoção dos direitos de LGBT. Propõe a articulação de uma rede de proteção e garantia dos direitos da comunidade LGBT. O espaço, também, irá contar com um acervo de livros e publicações, criando uma biblioteca, a fim de proporcionar estudos e pesquisas nesta área de conhecimento.
Segundo a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, a inauguração do Centro de Referência LGBT representa uma conquista de uma luta antiga do movimento. “O Centro será mais um instrumento importante de acolhida para o movimento. Chega em boa hora, graças a sensibilidade do governador do Estado pela temática, principalmente num momento histórico para o movimento, que teve o direito da união entre pessoas do mesmo sexo reconhecida, por unanimidade, pelo Supremo Tribunal Federal”, ressalta.
Segundo o gerente Operacional de Promoção da Cidadania LGBT, Luciel Araújo, esta é mais uma conquista importante para o movimento, principalmente da Paraíba. “A Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana reconhece que o Centro de Referência LGBT é resultado da luta histórica por cidadania e direitos encampada pelo movimento LGBT no Estado”, ressalta.
http://www.paraiba.pb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário