Atitude LGBT Social

quarta-feira, 11 de maio de 2011

IBDFAM - Notícias - Congresso Paraibano traz as últimas mudanças no Direito de Família do país


Congresso Paraibano traz as últimas mudanças no Direito de Família do país
Assessoria de Comunicação do IBDFAM
O III Congresso Paraibano de Direito das Famílias e Sucessões começa nesta sexta-feira, dia 13 de maio, no Hotel Tambaú, em João Pessoa (PB). O evento vai tratar dos aspectos controvertidos da sucessão na união estável, filiação biológica e socioafetiva, a responsabilidade civil dos pais pela integridade psíquica dos filhos, os aspectos processuais do novo divórcio, além dos mais recentes acontecimentos relacionados ao direito de família no país.

Tendo em vista o mais importante acontecimento recente para o direito de família brasileiro - o reconhecimento da união homoafetiva estável pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 5 - a vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Maria Berenice Dias, irá proferir palestra sobre o estágio atual do direito homoafetivo. Maria Berenice fez a sustentação oral no STF representando o IBDFAM no julgamento das ações.

O advogado Christiano Cassetari, membro do IBDFAM, vai falar sobre as questões atuais sobre alimentos e a jurisprudência dos tribunais. Segundo ele, serão abordadas questões sobre alimentos gravídicos, alimentos pagos por avós, o momento em que acaba a obrigação alimentar e quem pode pleiteá-los. "O tema é vital para o direito de família, já que trata de um assunto importantíssimo para que as pessoas possam ter dignidade em suas vidas e conseguir não correr risco quanto a um dos maiores direitos tutelados juridicamente, que é o direito à vida", explica o advogado.

Outro tema que será debatido durante o evento é a responsabilidade civil dos pais na integridade psíquica dos filhos. O assunto será apresentado pela diretora da seção Pernambuco do IBDFAM, Fabíola Albuquerque. Em sua palestra, a diretora vai abordar o direito fundamental das crianças e adolescentes à convivência com os pais. Será uma convocação e um alerta para responsabilidade no exercício da função familiar e para a distinção entre a conjugalidade e a parentalidade. "Você pode se divorciar do seu cônjuge, mas não pode se divorciar dos seus filhos. Ausência da convivência familiar gera problemas que resvalam no judiciário", afirma a professora.

Para o presidente do IBDFAM da Paraíba, Rodrigo Toscano de Brito, o evento é importante para disseminar ainda mais o direito de família no estado, reunindo profissionais, estudantes e interessados na área. "Trata-se de um evento importante para os profissionais e estudantes do direito", disse.


Os interessados podem se inscrever no site do Congresso:
http://www.ibdfampb.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário